Mais um post sobre água. O dezinformado repercute uma publicação sobre...
Uma publicação retirada de um blog, o educorumbatai.blogspot.com.br, que está muito bem feito, com bastante informações, que vou repercutir, por ser um assunto que entrou muito em evidência devido a falta de água no país e no mundo. E, por conta disso, o consumo de água mineral cresceu muito. Será que você sabe o significado do que contém no rótulo da embalagem das marcas de água mineral que estão sendo comercializadas. Confira abaixo:
Beber água é indispensável para manter a boa saúde. As principais características da água para consumo sempre foram ser incolor, inodora e insípida. No entanto, há hoje à nossa disposição diferentes tipos de águas para o consumo humano, entre elas as águas termais, as gaseificadas, as enriquecidas e as minerais. Essas podem apresentar diferentes densidades e até ter um paladar diferenciado, o que depende da quantidade de minerais encontrados em sua composição.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam) as águas minerais, são classificadas de acordo com sua composição. A classificação para os principais tipos pode ser vista na tabela abaixo, com base nos dado da Abinam.
Principais tipos de água
Quanto à classificação pela quantidade de minerais, as águas com máximo de 59mg de Cálcio (Ca) e 5mg de Cloreto de Sódio (NaCl) são consideradas leves, acima dessas quantidades, pesadas1. As águas minerais importadas costumam ser mais 'pesadas', por conter uma maior concentração de minerais. As águas brasileiras podem ser classificadas como 'leves', uma vez que, em sua maioria, possuem menores teores de minerais dissolvidos.
O que ler nos rótulos
As principais diferenças encontradas nos rótulos são as diferentes combinações de sais minerais. Cada combinação pode trazer um tipo específico de benefício ao organismo humano. A imagem abaixo é o exemplo clássico da forma como as empresas disponibilizam os dados referentes às características em seus produtos, em seguida vemos alguns benefícios conforme o tipo de água consumida.
Rótulo de água mineral engarrafada
Foto: Camila Laranjeira
Benefícios conforme o tipo de água consumida
Para aqueles que se interessam pelas miúdas letras dos rótulos, é possível obter informações sobre águas do mundo inteiro através do site Mineral Waters, que traz informações de mais de duas mil marcas de água mineral, inclusive de marcas brasileiras.
O mercado de água engarrafada
Em relação aos países da América do Norte e da Europa, a água mineral ainda é ainda pouco consumida pelos brasileiros. Esse mercado vem conquistando seu espaço com ampliação das indústrias especializadas em seu comércio, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste.
Segundo a International Year of Freshwater, site criado em 2003 para comemorar o considerado Ano da Água em parceria com a UNESCO e Nações Unidas, a movimentação no mercado mundial de água foi em 2003 de aproximadamente US$ 22 bilhões, já no ano de 2007, US$ 100 bilhões foram movimentados pelo mercado mundial de água, representando um crescimento espantoso de 454% em 5 anos.
41% da água consumida no mundo é de fato mineral, os outros 59% é de água purificada; 75% ainda são controladas por entidades locais.
Há carência de dados oficiais a respeito do consumo de água engarrafa e de pesquisas atualizadas sobre o setor. Para uma análise, o gráfico abaixo que traz dados de 1999.
Consumo de água engarrafada por região do mundo, adaptado de Word Widelife
As regiões mais ricas do planeta são as que consomem maior quantidade de água engarrafada, nelas também estão as principais indústrias de engarrafamento de água. Vale lembrar que a água é retirada da natureza e que a manipulação e apropriação da água conferem lucro imensurável àquele que a detém.
Postado por Rodrigo Hartkoff, no site http://educorumbatai.blogspot.com.br/ em 16 de fevereiro de 2011
Um post retirado na íntegra. Por que esse assunto?
Porque, como dito acima, o consumo de água mineral pelo mundo cresceu muito e, com certeza, todos bebem e nem tem ideia o que significa as informações da embalagem do produto.
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