Abrir esse novo post sobre quadrinhos, sobre o "amigo da vizinhança" como é conhecido, o Homem Aranha. Um pouco de polêmica ou levantando fatos que pontuem o quanto o cinema está muito atrás do que acontece com o personagem nos quadrinhos.
Atualizações sempre acontecem com o personagem, história e ás vezes até a origem dele é diferente daquilo que tínhamos em mente a muito tempo. Vou contar um pouco da história, curiosidades, vilões, sagas e como está a história nos dias de hoje e, assim, chegar no clímax da conversa de post.
Bom, antes de mais nada, mais uma apresentação. O dezinformado apresenta, O Homem Aranha!
Homem Aranha (Spider man) foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, na editora Marvel, ou "casa das idéias " como é conhecida, teve sua primeira aparição na revista americana Amazing Fantasy 15 em agosto de 1962. Um pouco de dezinformação! Nessa época, os quadrinhos nos Estados Unidos sofriam com baixas vendas e, houve uma revolução nessa época com o surgimento de vários heróis que conhecemos hoje em dia. Por exemplo, Hulk, Homem de ferro e outros foram criados por Stan Lee com a participação de outros quadrinistas.
Dezinformação parte 2..., ou você nunca viu esse "senhor"? Ele é o Stan Lee, que está presente em alguns desses novos filmes de heróis que estão saindo, como Homem de Ferro, Capitão América e outros... Ele é reverenciado pelas suas criações que estão tão presentes no cinema nesses últimos anos.
Órfão, Peter Benjamin Parker ou Peter Parker, foi morar com seus tios quando criança, o Benjamim e May Parker. Quando adolescente, foi a uma demonstração de equipamentos que mexiam com radiação, quando foi picado por uma aranha geneticamente alterada. Isso provocou mutações e modificou com seu metabolismo e até a biologia de Peter.
Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. Descobrindo seus poderes, o Peter que conhecemos não fazia nada altruísta no começo. Ele só queria ganhar dinheiro com esses poderes. Isso mudou quando um ladrão fugiu, ele teve a chance de pará-lo e não o fez. Esse mesmo assaltante veio a matar o tio Ben.
Assim, ele enxergou o que ele estava fazendo e mudou de postura, onde aprendeu a lição de "grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Foi combater o crime em Nova York, para que as pessoas não passassem o que ele passou.
Isso todos já sabem, uma coisa ou outra diferente, mas basicamente a mesma coisa que foi retratada no cinema.
Homem aranha tem uma das melhores galerias de vilões. O vilão é que faz com que o herói ser conhecido, quanto melhor o vilão, melhor o herói!
Duende verde, Doutor Octopus, Lagarto, Venon, Duende Macabro, Kraven: o Caçador, Homem Areia, Rino, Electro, Carnificina, Chacal, Rei do Crime, Morbius, Escorpião e mais alguns outros. Citei, talvez, os principais e para se ter uma ideia, cada um com sua origem e motivação para derrotar o Homem Aranha.
Já passou por várias sagas, sendo as que chamaram mais atenção recentemente foram a dos Clones (uma grande e controversa história de clones de Peter), Guerra Civil (não só do Homem Aranha, mas envolveu o universo Marvel), Um Dia a Mais (posterior a Guerra Civil, ele tenta salvar a tia May que está prestes a morrer, mas dá tudo errado) e Um Novo Dia ( sequencia direta também, onde é o recomeço do Peter, que logo complica novamente).
E, atualmente, a saga Homem Aranha Superior. No último confronto entre Home Aranha e o Doutor Octopus, O Homem Aranha utiliza da tecnologia para derrotar o doutor que o vence, mas ao fazê-lo e sem saber que haveria consequência, utiliza um capacete que possibilita uma troca entre suas mentes. O Doutor Octopus, bem debilitado, estava no leito de morte quando deu sua última cartada, foi para o corpo de Peter e a mente de Peter foi para a do corpo dele. Ou seja, O Doutor Octopus troca de corpo com o Homem Aranha.
Aprendendo a "acessar" a mente de Peter, o Doutor Octopus, começa a entender o quanto é difícil e de grandes responsabilidades a vida de Peter. Reconhece que ele é um grande rapaz, mas pode melhorá-lo. Assim, ele assume o Homem Aranha e parte pra ajudar as pessoas. Assume, também, que pode ser superior a seu antecessor e, assim, uma forma de vencê-lo.
Começa a saga Homem Aranha: Superior. Alguns criticando outros gostando, é algo inusitado na verdade, mas é essa saga corrente no momento.
É, para mostrar um pouco do caminho que o "aracnídeo" percorreu até aqui nos quadrinhos, mas pouco evoluiu no cinema, mesmo com esse recente reboot, onde novidades ainda não apareceram. Visualmente, não se nega a evolução para a primeira trilogia (onde pecou em somente citar a Gwen Stacy no terceiro filme, sendo que ela apareceu antes da Mary Jane, o terceiro que ficou muita coisa pra pouca explicação e encaixar o vilão Homem areia como o assassino do tio Ben e outras coisas), mas não é só isso que tem que ser.
Lógico que cinema é adaptação, mas não só visar o lucro, tem que se respeitar o personagem adaptado. O primeiro filme desse recomeço no cinema o Amazing Spiderman, não é ruim, mas o próximo pode ser melhor. Não só em ação e "fundo verde", mas com um grande roteiro.
Concorda, discorda, deixe seu recado.Saber mais? Consulte, mas leia os quadrinhos, tem muita coisa boa lá!
Comentários
Postar um comentário