Fala dezinformados, beleza? Venho aqui pra falar sobre um assunto no geral, um assunto que acho interessante para conversarmos hoje.
O programa Os Trapalhões.
Vou falar resumidamente do programa e história, porque, pra quem não sabe, esse tipo de humor estreou na TV Excelsior, passou pela Tv Record, TV Tupi e, por fim, a TV Globo.
O Começou em 1966, na Tv Excelsior com o nome de "Adoráveis Trapalhões", nesse formato com quatro humoristas, sendo o que o Didi e Dedé, já faziam parte deste quarteto. Entre idas e vindas, posteriormente, entraram o Mussum e o Zacarias. Passaram, como dito anteriormente, em seguida foram pra TV Record, depois TV Tupi e , onde encontraram o sucesso, na TV Globo (isso mesmo, se chamava assim), onde ficou no ar até 1997. A título de curiosidade, entrou para o Guines Book como o programa de humor que mais tempo ficou no ar. Formado pelo quarteto Antonio Renato Aragão (Didi), Manfried Sant'anna (Dedé Santana), Antonio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) e o Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias).
O primeiro baque aconteceu em 1990, com o falecimento do Zacarias. O programam continuou. Em 1994, o segundo com o falecimento do Mussum. Depois disso, o Renato Aragão até pensou em parar, mas continuou. Pode-se dizer que metade da graça dos trapalhões foi embora com o falecimentos de ambos. Continuou, onde saiu oficialmente do ar em 1997. Ou seja, um programa que fez parte da infância de muita gente, com brincadeiras, esquetes, muita coisa que fazíamos rir e nos lembrar até hoje. Muitos artistas passaram por lá e que são bem conhecidos pelo público, como a "Vera Verão", "Tião Macalé" e outros tantos artistas.
Acima um dos quadros do programa, fonte Youtube.
A temática sempre foi a brincadeira, descontração e, entre eles, não podia ser diferente. O Didi sempre chamava o Mussum de alguma coisa que, hoje em dia, é considerado "politicamente incorreto" como "Azulão", "Negão", da mesma forma que o Mussum chamava o Didi de, por exemplo, "Ceará", "Paraíba", Didi que sempre brincava com o Dedé, dando a entender que desconfiava da masculinidade do Dedé entre tantas outras palavras usadas entre si, que sempre causavam uma risada para os telespectadores.
Com esse "politicamente correto" tão presente no nosso dia a dia, será que essas mesmas brincadeiras, teriam a mesma graça? Será que não haveria uma certa censura para eles? E, olha que o programa estava no ar num momento histórico para o país, a ditadura. Essa é uma discussão que gostaria de colocar aqui para saber a opinião de quem assistiu ou não, de quem gostava ou não dos Trapalhões. O autor aqui, não perdia nenhum e, sempre que consigo, vejo algum vídeo deles. Quer saber mais da história? Siga esse site, recomendo.
Comentários
Postar um comentário