Ano 2014, ano de eleição, com o PT (partido dos trabalhadores) no poder da nação. Um partido com raiz esquerda, onde sempre esteve em luta pelo "povo". E, há outros partidos assim no país, com ideologia esquerda. Mas, nesse artigo, não está em questão o PT, mas sim, se essa esquerda, ela ainda existe?
O dezinformado apresenta, um artigo para refletir, sobre essa posição política...
A esquerda política
Para falar da esquerda política, é interessante mencionar alguns fatos históricos importantes, porque toda a base dessa formação política vem desde a Revolução Francesa por volta de 1789, onde esse termo começou a ser usado. Países como Estados Unidos e Reino Unido, também, por causa de obras como a de Thomas Paine, que introduziu o conceito de igualitarismo baseado em ativos, que teoriza que a igualdade social é possível através da redistribuição dos recursos, geralmente sob a forma de capital concedido aos indivíduos que atingirem a maioridade, criou uma aceitação sobre a esquerda política.
Outra obra que deve ser citada é o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, onde ele previa que uma revolução proletária acabaria por derrubar a sociedade burguesa e, através da abolição da propriedade privada, criaria uma sociedade sem classes, sem Estado, e pós-monetária.
História sendo escrita com a Primeira Guerra, Segunda Guerra e as políticas de países foram tomando forma com a ideologia socialista/comunista.
Conforme foram se passando os anos, cada vez mais, uma linha ideológica foi se formando até chegar num consenso que a esquerda política prega a igualdade social, ou seja, luta-se para que se reduza ou seja abolida a diferença entre classes sociais.
O capitalismo crescendo no mundo moderno, faz com que a ideologia comunista/socialista seja cada vez menor, até por conta da queda do último grande país que era regido por essa forma política a URSS, hoje em dia, a Rússia.
Falando do Brasil, depois da ditadura militar, partidos políticos foram tomando forma e, com base no marxismo, socialismo, formam criados ou para aqueles que já existiam, se tornaram mais fortes.
Na eleição brasileira do primeiro presidente pós ditadura, essa diferença de idéias se tornam bem claras, já que os partidos expõem suas ideologias para a nação escolher qual seguir.
Nessa fase, você conseguia distinguir, qual caminho o partido político seguiria, uma prol capitalismo, na crescente forma política que já existia em vários países como os Estados Unidos, Grã Bretanha e outros, ou seguiria a esquerda, com uma base comunista/socialista, que era em prol de um país mais igualitário, uma divisão maior de tudo para todos.
Mas, o capitalismo acabou se tornando um modelo que, no mundo, é algo incontestável, pois mostrou que mesmo havendo grande desigualdade social, ainda sim, o país que a mantinha crescia em seu todo, e o modelo socialista que pregava a maior divisão, não se sustentaria por sí só, já que se pregava a divisão, não a obtenção de lucro.
Um país como o Brasil, não poderia seguir outro a não ser esse caminho capitalista, mas nas eleições, sempre se colocava a diferença social pelos partidos de esquerda, como ponto fraco e que um país regido pela direita, não entenderia completamente esse problema.
Essa briga partidária cada vez crescia mais, e o partido PSDB era e ainda é de direita e o PT o de esquerda, o partido da população, encabeçavam essa disputa.
Nesse período, o Brasil cresceu, mudou. A política, também.
Depois da ditadura, um partido de direita comandava o país. O de esquerda era oposição, uma oposição muito forte, que combatia e muito várias ideias colocadas, pois questionavam se seria importante, boa para a população.
Até que o PT chegou a presidência da República Federativa do Brasil, com uma grande votação da população.
A esquerda chegou ao poder e, desde então, já presenciamos vários episódios que mostram que, quando no poder, o esquerda não é tão esquerda assim.
Pra quem acompanha sabe que cargos em ministério são oferecidos, tudo em prol de uma força política, que antes era algo muito combatido. Corrupção que era uma palavra associada a direita, hoje faz parte, infelizmente, do cotidiano nacional envolvendo pessoas ligadas a partidos de esquerda, não só o PT.
Não se vê uma grande oposição atualmente, antigamente e historicamente muito forte.
Se a esquerda está no poder, que era a oposição, quem é a oposição da esquerda?
Quem é a esquerda nos dias de hoje? Já que os partidos que se dizem da esquerda, seguem ao PT, lógico tirando um ou outro partido que apareça, mas sem grande força política.
Concorda, discorda? Deixe seu comentário. A ideia é cultivar a discussão sobre esse assunto, então, compartilhe.
Comentários
Postar um comentário