Procon: as 20 empresas com mais reclamações em 2013!

Saiu as empresas com mais reclamações referente a 2013. Mas, o interessante é analisar algumas coisas, não somente as empresas mas, também, os ramos de atuação. Daí entenderemos que essa opção de competitividade nem sempre é verdadeira. Mas, isso vem depois da informação, por agora, pegando a informação do site EXAME (clique aqui e siga a notícia na íntegra), o dezinformado repercute a notícia...

20 empresas com mais reclamações em 2013

Indo direto ao assunto, abaixo seguem as empresas, no final a análise da informação.

1º lugar
América Móvil (Claro, Net e Embratel)
Atendidas: 1.799 
Não atendidas: 447 
Total: 2.246 
Posição no ranking de 2012: 1º

A América Móvil, que abrange as companhias de telecomunicação Claro, NET e Embratel, foi a empresa que teve mais reclamações de consumidores registradas pelo Procon-SP no ano passado.

2º lugar
Itaú Unibanco
Atendidas: 451
Não atendidas: 1.446
Total: 1.897
Posição no ranking de 2012: 2º



3º lugar
Vivo/ Telefônica
Atendidas: 1.033
Não atendidas: 503
Total: 1.536
Posição no ranking de 2012: 3º


4º lugar
Oi
Atendidas: 1.150
Não atendidas: 310
Total: 1.460
Posição no ranking de 2012: 7º


5º lugar
Bradesco
Atendidas: 621
Não atendidas: 690
Total: 1.311
Posição no ranking de 2012: 4º


6º lugar
Banco Votorantim
Atendidas: 364
Não atendidas: 938
Total: 1.302
Posição no ranking de 2012: 5º


7º lugar
TIM
Atendidas: 680
Não atendidas: 282
Total: 962
Posição no ranking de 2012: 10º


8º lugar
Santander
Atendidas: 427
Não atendidas: 490
Total: 917
Posição no ranking de 2012: 9º


9º lugar
Caixa Econômica Federal
Atendidas: 189
Não atendidas: 680
Total: 969
Posição no ranking de 2012: 18º


10º lugar
GPA (Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio, Pontofrio.com, Casas Bahia, Casasbahia.com)
Atendidas: 587
Não atendidas: 217
Total: 804
Posição no ranking de 2012: 12º


11º lugar
Motorola
Atendidas: 522
Não atendidas: 258
Total: 780
Posição no ranking de 2012: 17º


12º lugar
BMG
Atendidas: 419
Não atendidas: 238
Total: 657
Posição no ranking de 2012: 21º


13º lugar
GE (GE, Mabe, Dako e Continental)
Atendidas: 378
Não atendidas: 247
Total: 625
Posição no ranking de 2012: 33º


14º lugar
Lenovo/CCE
Atendidas: 491
Não atendidas: 129
Total: 620
Posição no ranking de 2012: 24º


15º lugar
Banco do Brasil
Atendidas: 194
Não atendidas: 405
Total: 599
Posição no ranking de 2012: 15º


16º lugar
Electrolux
Atendidas: 464
Não atendidas: 113
Total: 577
Posição no ranking de 2012: 22º


17º lugar
UOL
Atendidas: 228
Não atendidas: 304
Total: 532
Posição no ranking de 2012: 56º


18º lugar
SKY
Atendidas: 361
Não atendidas: 166
Total: 527
Posição no ranking de 2012: 25º


19º lugar
Panamericano
Atendidas: 121
Não atendidas: 371
Total: 492
Posição no ranking de 2012: 16º


20º lugar
Akatus Meios de Pagamento
Atendidas: 38
Não atendidas: 448
Total: 486
Posição no ranking de 2012: não estava na lista



Interessante que tem a posição referente a 2012, como melhorou ou piorou em relação a 2013. Dessa lista, grande parte são bancos, sendo que nas primeiras posições estão Itaú e Bradesco. Lógico que ter grande quantidade de consumidores trás um grande número de atendimento e, nem sempre as solicitações são atendidas. São as duas maiores instituições bancárias do país e pela posição que estão dá para arriscar que com você ou um conhecido seu já teve algum problema com esses bancos.

Outra informação são as operadoras de telefonia, tanto celular quanto fixa, que estão todas aqui nessa lista. 
Das 20 posições, bancos e telefonia ocupam 13. 
Analisando isso, mostra que ter competitividade não trás qualidade, apesar que de alguma forma há a oferta para a escolha desse ou de outra empresa, mas nem sempre é a melhor escolha para uma possível troca. Nem sempre a opção de escolha te garante qualidade.
Curtiu? Concorda? Compartilhe!

Comentários