Páscoa! "Que ovo de chocolate caro, sr. Coelho!"

Essa é uma informação que todos concordam, que esse ano o ovo da páscoa está muito caro. Numa data de virou algo altamente comercial, o dezinformado repercute aqui algumas notícias sobre o preço, sobre a... 
Acredito que até o coelho esteja com vergonha
Páscoa
Páscoa vem do hebraico que significa "passagem". Pelos judeus, por exemplo, é comemorado muito antes do nascimento de Jesus Cristo, pois ele comemoram a liberdade depois de anos de escravidão pelos egípcios.
Para os cristãos, é comemorado pelo renascimento de Jesus Cristo e suas ascensão aos céus. 
Te lembra isso todo ano quando chega a páscoa? Lógico que não!
Cada vez mais o tom comercial da data é mais forte, já se tornando, em termos comerciais, uma das mais rentáveis. A relação criada da páscoa com - ovo de páscoa e dar de presente a alguém é tão intensa, que acaba até sentindo-se mal por não presentear aquela pessoa que se tem uma maior proximidade.
Muitos comerciais são veiculados, mostrando cada vez mais ovos "diferentes" e ultimamente vindo com algum brinde. Brinde esse que faz com que o custo eleva-se e reflita no valor final repassado para o cliente, ou seja, está mais caro!
E, esses brindes nem são tão bons assim...
Para ilustrar, a FGV (Fundação Getúlio Vargas), publicou um estudo onde mostra que os ovos de páscoa desse ano estão 6,78% mais caros em relação ao ano passado.
A porcentagem é superior ao acumulado do índice IPC/FGV,que calcula a inflação, mostrando índice de 6,09% em um ano.
Entre as sete capitais pesquisadas - Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, o ovo de Páscoa subiu mais na capital gaúcha (7,70%), seguido pelo chocolate mineiro, que registrou alta de (7,57%). Brasília registrou o menor reajuste: 6,31%.
Segundo André Braz, economista da FGV/IBRE responsável pelo levantamento, para driblar o aumento de preços vale compará-los, não comprar na véspera e abusar da criatividade.

Até que um consumidor utilizou a página do facebook e comparou (foto acima) o preço da marca em forma de ovo e em barra, colocando a grande diferença que há entre eles.
Uma foto comparativa que foi bastante divulgada pela internet que fez a Nestle se manifestar, soltando uma nota na revista "Época Negócios". Na íntegra:
“Os ovos de Páscoa são mais caros quando comparados a uma barra de chocolate da mesma gramatura porque sua composição de custo é diferenciada, já que são produtos concebidos não somente para o consumo tradicional, mas para presentear e encantar. Sua produção e distribuição envolve uma série de necessidades específicas, como a contratação de mão de obra temporária, desenvolvimento de embalagens especiais, processo manual de embalagem, armazenamento e transportes especiais, entre outros. De toda forma, as opções tradicionais de produtos continuam disponíveis como uma alternativa de menor preço, sem nenhum reajuste relacionado à época do ano”
Boa a justificativa dada pela Nestle?
Bom, o que se sabe é que o preço não vai cair tanto assim quando chegar mais próximo a data da Páscoa. E, comprar depois, só aqueles que estão quebrados, faltando brindes... Ou seja, compre uma barra de chocolate. Além de ter uma grande variedade, o bolso agradece!
Notícias retiradas do Jornal extra/Rio Pesquisa FGV e  Ovos mais caros que barra de chocolate!
Gostou, curtiu? Compartilhe!

Comentários