Especial: Batman 75 anos! Parte 1...

Difícil falar desse personagem... falando um pouco da história do início que o acompanho, aconteceu de forma inusitada. Tinha uns trocados no bolso e resolví ir até uma banca de revista próximo da casa dos meus pais, pois queria procurar algo pra ler. Eis que uma "coisa" em especial me chamou a atenção, folheei e gostei do que lí ali naquela revista em formatinho publicada pela editora Abril. Era a revistinha Liga da Justiça/Batman 2.

Tudo começou com essa revista!

Foi essa revista que abriu essa porta nerd e comecei a ler mensalmente, pois naquela revistinha tinha uma história da Liga da Justiça e outra do Batman. Daí começou a coleção que tenho até hoje! Bom, não mencionei que isso foi em 1994, já beiro as 1000 revistas do Batman!
Fases boas, ruins... arcos de história ótimos, outras fraquíssimas... Batman faz 75 anos de seu primeiro lançamento. Esse ano tem muita coisa bacana a ser lançada, por isso, o dezinformado fala aqui desse personagem que ultimamente está em bastante em evidência, o...
Batman

Batman foi criado em 1939 pelo roteirista Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane em Detective Comics #27, na história "The Case of the Chemical Syndicate". Foi pensado originalmente para ter histórias policialescas e acabou se tornando um símbolo dos vigilantes super-heróicos. Vou reunir aqui alguns grandes momentos do personagem em todas as mídias.

Capa de 1939, a primeira aparição

Batman fica menos sombrio com a introdução de Robin, seu parceiro-mirim, em Detective Comics 38 (abril de 1940). As vendas dobram com a novidade. Poucos dias depois, surge um novo título do super-herói, Batman, trazendo dois novos personagens, Coringa e Mulher-Gato (abril de 1940).
No inicio de 1941, Batman e Robin juntam-se ao Superman e Zatara na nova HQ World's Best Comics, com histórias de vários personagens.
Na história "The Mightiest Team in the World", publicada em Superman 76 (junho de 1952), Batman trabalha pela primeira vez ao lado do Superman como uma dupla. Os heróis descobrem suas identidades secretas e iniciam uma parceria de décadas, tornando-se conhecidos como "Os Melhores do Mundo".
Aqui uma coisa interessante, a origem das alegações homossexuais de Batman e Robin. Com a publicação do livro A Sedução dos Inocentes, que combate as HQs e sua influência sobre as crianças, o tom das aventuras de Batman fica mais leve, para acalmar o mercado. Alegações de homossexualidade entre o herói e Robin são respondidas com a criação das Batwoman (1956) em Detective Comics 233. Com aventuras mais orientadas para a ficção científica, em parte também pela pressão criada pelo livro A Sedução dos Inocentes, Batman é revelado como um membro da Liga da Justiça em The Brave and the Bold 28
(fevereiro de 1960).
Com as baixas vendas, Batman sofre uma reformulação em maio de 1964. O artista Carmine Infantino e o editor Julius Schwartz dão novo visual ao personagem (surge a elipse amarela no peito) e retomam as histórias de detetive.
Em 1966, com a estreia da série de televisão do Batman de Adam West, bem-humorada e colorida, o personagem ganha nova popularidade, fazendo com que o tom e personagens da TV sejam inseridos nos quadrinhos. As vendas das HQs não demoram a voltar a cair.
Em janeiro de 1970, o roteirista Dennis O'Neil e o ilustrador Neal Adams reformulam mais uma vez o personagem a partir de Detective Comics 395, em busca de suas origens. Adams faz história com seu estilo dinâmico e poses dramáticas, mas as vendas da revista não reagem.
Steve Englehart e Marshall Rogers assumem a Detective Comics em agosto de 1977. O trabalho da dupla inspirou o filme Batman (1989), dirigido por Tim Burton, com Michael Keaton como Batman e Batman - A Série Animada (1992). 
Apesar da qualidade do trabalho, as vendas de revistas continuam caindo. Não há melhoras nas vendas, fazendo que mesmo ótimos trabalhos não sejam devidamente reconhecidos.
Mas, surge algo que revoluvionou e revitalizou o personagem. A minissérie Batman - O Cavaleiro das Trevas, escrita e ilustrada por Frank Miller, é publicada em fevereiro de 1986. Sucesso comercial e de crítica, a história, que mostra Bruce Wayne saindo da aposentadoria e voltando a ser o Batman, revoluciona o momento das histórias em quadrinhos ao lado de Watchmen de Alan Moore. Automaticamente vira um clássico nos quadrinhos. A partir dessa publicação, uma visão diferente é colocada para o personagem Batman, uma versão mais sombria e agressiva. A partir daí, surgiram "novos clássicos" para o ele.
Em 1986, Dennis O'Neil assume o cargo de editor dos títulos do Batman, começando sua reformulação pós-reboot Crise nas Infinitas Terras. O aclamado arco Batman: Ano Um é publicado sob seu comando em fevereiro de 1987, por Frank Miller e David Mazzucchelli.
A tendência de quadrinhos sombrios iniciada em Cavaleiro das Trevas e Watchmen alcança um novo patamar com A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland. Na HQ de 1988, o Coringa tortura o Comissário Gordon e aleija sua filha, Barbara, a Batgirl...

Continua...
Como toda boa história, virá mais na próxima parte.
Curtiu? Compartilhe...

Comentários