E, a pergunta, que gasto que facilmente supera milhões? A resposta é simples... Não é com a população!
O dezinformado repercute uma notícia da Carta Capital, Retirado daqui!, sobre os...
Deputados Estaduais
Olhem que absurdo! Em 2013, os 24 deputados estaduais do estado do Amapá gastaram 14 vezes mais com viagens oficiais do que os senadores da República que, com apenas 24 deputados, gastou-se cerca de 17,4 milhões de reais com as chamadas “diárias”, despesas com alimentação, deslocamento urbano e hospedagem durante viagens oficiais. O valor é 14 vezes superior ao gasto do Senado com a mesma rubrica: 1,25 milhão de reais para seus 81 parlamentares e cerca de 9 mil servidores. A conta abusiva despertou a atenção do promotor Afonso Guimarães, que há tempos investiga desvios de recursos na Casa. Deflagrada em 2012 pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, a Operação Eclésia identificou um rombo de 25 milhões de reais nas contas da Assembleia Legislativa. O escândalo levou ao afastamento dos deputados estaduais Moisés Souza (PSC) e Edinho Duarte (PP), à época presidente e primeiro-secretário da Casa, respectivamente. Mas a torneira da corrupção ainda parece aberta.
Não é exagero!
Em 2011, quando o promotor começou a investigar o caso, a Assembleia Legislativa gastou pouco mais de 4 milhões de reais em pagamento de diárias aos parlamentares. Em apenas dois anos, a cifra mais do que quadruplicou, atingindo o impressionante valor de 17.476.847,77 reais em 2013. Em decorrência das suspeitas de corrupção, 21 dos 24 deputados do Amapá tiveram os seus bens bloqueados pela Justiça. Capiberibe, um deputado do Amapá, lembra, porém, que os deputados do Estado têm direito a verbas indenizatórias, para cobrir gastos com passagens, hospedagens, aluguel de carros, entre outras despesas. “Eles tinham direito a 100 mil reais por mês e, após as denúncias, foram forçados a reduzir essas verbas para 50 mil e, depois, 32 mil mensais. Para compensar essa perda, elevaram os gastos com diárias. Mas, elas só deveriam ser usadas no caso de viagens a serviço da Assembleia, e não do mandato”, afirma.
Uma notícia, quer dizer, mais uma notícia que envergonham o país. Já não bastam os altos ganhos e verbas indenizatórias, sempre se tem um jeito de tirar um pouco mais dos cofres públicos.
Curtiu? Eu não! Mas, compartilhe para que mais pessoas tomem ciência dessas notícias.
Comentários
Postar um comentário