Eventos: Festival do Japão, um pouco da cultura nipônica em São Paulo

Um dos eventos mais interessantes que tem acontecido nesses últimos anos, já confirmadíssimo para 2014. O dezinformado fala desse evento que é o...
Festival do Japão

A 17º edição do festival do Japão está prestes a acontecer. Um festival que já faz parte das atrações anuais do calendário de São Paulo, onde a cultura japonesa é mostrada e deixa os visitantes encantados com suas danças, gastronomia, músicas e outras atrações que mostram um pouco do que é o Japão.
Um pouco da história desse evento. 
O FESTIVAL DO JAPÃO, que atualmente é considerado o maior e melhor festival de cultura japonesa do mundo, foi realizado pelo KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.
De 1998 a 2001, o Festival do Japão foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e até o ano de 2004, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. Em 2005, a partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o FESTIVAL DO JAPÃO foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.
São 17 anos initerrúpitos de festival, em que cada ano mais visitantes vão conhecer e desfrutar de suas atrações. 
Um diferencial desse evento é que todo ano tem um tema. Neste ano, será sobre “A ORIGEM DA FELICIDADE”. 
A busca da felicidade é um dos temas centrais do Budismo, cuja filosofia encoraja a humanidade a praticar a compaixão, a gentileza e o respeito a todos os seres.

No Relatório Mundial de Felicidade, pesquisa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o povo brasileiro é mais feliz, ou pelo menos se sente melhor sobre os rumos da sua vida, do que o povo japonês. Segundo o levantamento, o Brasil, com todos seus problemas econômicos e sociais, ocupa atualmente a 24º posição do ranking, enquanto o Japão ocupa a 43ª posição.

Durante os três dias do evento, que reúne público de 190 mil pessoas, são oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do origami (dobraduras), kirigami (origami arquitetônico), shodo (caligrafia japonesa), ikebana (técnica de arranjo floral), sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), entre outras artes do Japão.
O Palco Principal e o Palco Cultural trazem as danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Shan Shan Kasa Odori (dança da província de Tottori) e o Kagura (teatro da província de Hiroshima), além das apresentações dos principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, com taikô (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas).
Dentre as várias áreas do evento, tem:
- a área da criança onde é oferecido atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

- a praça cultural e esportes onde é apresentado as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

- a área da terceira idade que reflete a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.
O palco principal é onde cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade Nikkei, além de atrações internacionais.
Te o tradicional Miss Nikkey Brasil, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.A final acontece no sábado, 05 de julho, a partir das 18 horas.
Para quem gosta de animes, cosplay, tem a WCS (World Cosplay Summit) que é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão. Será no domingo, 06 de julho, a partir das 18 horas.
E, a praça que é umas das principais áreas do evento que é a praça de gastronomia.

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares
O FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2014 no Imigrantes Exhibition & Convention Center (ex-Centro de Exposição Imigrantes – Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo. Entrada: R$ 10 (antecipado) e R$ 12 (bilheteria)
Saiba mais: http://www.festivaldojapao.com/
Não deixe de marcar na sua agenda. Vale muito a pena, um dos melhores eventos da cidade de São Paulo.
Curtiu? Compartilhe....

Comentários