Especial: Batman 75 anos. Parte 2, final...

Fechando a publicação que, de certa forma, é um orgulho pra mim falar de algo que me acompanha a tanto tempo. Segue a parte final, um pouco mais sobre o...

Batman
Continuando de onde paramos na parte 1...
Perdeu? Clique Especial: Batman parte 1.
Criado em 1983 por Gerry Conway e Don Newton, o segundo Robin, Jason Todd, vira alvo de uma estratégia de marketing inusitada da DC em 1988: um número de telefone é criado para que os leitores decidam se ele deve ou não morrer. Na HQ "Morte na Família", Jason morre pelas mãos do Coringa.

Em 1989, mais um surto de popularidade para o Cavaleiro das Trevas: Tim Burton dirige Batman, com Michael Keaton e Jack Nicholson. Sucesso, o filme ganharia três continuações (Batman: O Retorno, Batman Eternamente e o fiasco Batman e Robin). Com o interesse pelo filme, uma nova HQ do herói - primeiro título inédito em quase 50 anos , Legends of the Dark Knight, por Dennis O'Neil e Ed Hannigan, vende perto de 1 milhão de exemplares.
Em 1992, Batman - A Série Animada estreia com enorme sucesso. A qualidade da animação, capitaneada por Bruce Timm com roteiros de Paul Dini, empolga os fãs, que consideram esta versão uma das melhores já criadas para o herói. No desenho, é apresentado um Batman mais detetivesco e inserido em uma Gotham City noir.
A década de 1990 é marcada por grandes sagas do Batman, começando com"A Queda do Morcego" (1993), em que o herói é derrotado por um novo vilão, Bane, e substituído por Jean-Paul Valley, o Azrael. Em 1998, os arcos "Terremoto" e "Terra de Ninguém" marcam o fim de uma era, com a saída de Dennis O'Neil do cargo de editor.
O roteirista Grant Morrison (que havia trabalhado com o herói na graphic novel Asilo Arkham) assumiu o título Batman em 2006, trazendo de volta temas dos anos 1950, 1960 e 1970 como a ficção científica, e personagens esquecidos. O autor chegou até a matar o Homem-Morcego em "Batman: R.I.P.", um arco criado como antecipação às grandes mudanças que Morrison pretendia promover depois da saga Crise Final que envolveu vários personagem e"matou" o Batman num confronto com Darkside. No período, Dick Grayson tornou-se o novo Batman, o filho de Bruce Wayne - Damian, criado em 1987 - retornou e virou o novo Robin. Depois de um certo período, descobrram que na verdade o Batman não morreu, que ee havia ficado preso entre eras de vários momentos do tempo. Então, o herói voltou depois dessa viagem sobrenatural e foi criada a Corporação Batman, com uma organização que tinha "Batmans" espalhados pelo mundo, uma luta global contra a criminalidade, financiado pelo Bruce Wayne.
A franquia Batman no cinema ganha um reboot pelas mãos de Christopher Nolan. Batman Begins é lançado em 2005, seguido por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), criando uma trilogia focada no realismo e nos dilemas do herói. Entre as inspirações para a trama há ideias das HQs Batman: Ano Um, O Longo Dia das Bruxas, Cavaleiro das Trevas e A Morte do Morcego, mas tornando-as algo novo e independente dos quadrinhos, de onde tirou as referências, mas mudou algumas coisas, que não impactou na qualidade. No mesmo período, games também são lançados e mexem com o mercado: Batman Arkham Asylum, Batman Arkham City e Batman: Origins, provando que games baseados em grandes propriedades intelectuais podem ser excelentes se desvinculados dos lançamentos cinematográficos.


São várias as formas que a Warner/DC Comics pensou em comemorar os 75 anos do personagem. 
A editora divulgou detalhes, criou-se um logotipo comemorativo, assim como havia feito no ano passado para o Superman.
Uma das novidades será a exibição de arte chamada Cape/Cowl/Create (Capa/Capuz/Criar), na qual 20 artistas contemporâneos farão sua interpretação do capuz e capa do Cavaleiro das Trevas. A Warner Bros. Entertainment também promoverá outras atividades ao longo deste ano.
Em julho, durante a San Diego Comic Con, a editora lancará uma série de capas alternativas em homenagem ao herói. No dia 23 do mesmo mês, promoverá o Dia do Batman, que incluirá edições em quadrinhos especiais a serem distribuídas gratuitamente.
Como já confirmado, o personagem também ganhará um novo jogo de videogame, batizado de Batman – Arkham Knight, além da série de televisão Gotham e o lançamento do seriado televisivo da década de 1966 em home vídeo, pela primeira vez. Batman, o filme, dirigido por Tim Burton, também ganhará uma edição especial de 25 anos em Blu-ray.
A Warner planeja ainda duas animações: o já lançado Son of Batman e Assault on Arkham, sendo este último baseado na bem-sucedida franquia de games Batman Arkham.
Continuando na área de animação, Bruce Timm e Darwyn Cooke já lançaram dois curtas-metragens especiais, que está até neste blog.
Isso tudo sem falar em memorabilia, toys e outros itens colecionáveis.
Além de tudo isso, não podemos esquecer de mensionar o filme Batman vs. Superman (título provisório), os nomes de Ben Affleck, Henry Cavill e Zack Snyder entre outros tantos atores já anunciados.
Que ano... isso reforça o quanto é um personagem querido e admirado por muitos. Mostra a força de um personagem criado nos quadrinhos e que bem aproveitado, tem uma grande biblioteca de materiais para desfrutar com cinema, games, quadrinhos, livros e por ai vai...
Fonte: Omelete, Universo HQ e coleção própria.
Curtiu? Compartilhe...

Comentários