REview: Resident Evil HD!

Sobre o relançamento de um dos jogos de maiores sucessos e que dita uma tendência até hoje. E, não foi feita por mim, mas um amigo que fez como forma de mostrar o tamanho do conhecimento e do quanto é fã desta série. Que seja a primeira de várias. O dezinformado fala de...
Por Wellington
No último timo dia 20 de janeiro os consoles da atual geração (Xbox one e Ps4) e da geração passada (Xbox 360 e Ps3) receberam a versão remasterizada de um dos jogos de terror mais aclamados e como fã que sou da série venho trazer algumas informações. 
 

Também, conhecido no Japão como Bio Hazard, é um jogo desenvolvido e produzido pela Capcom e criado por Shinji Mikami, lançado em 1996. Fazendo parte do gênero de survival horror, sendo influênciado por jogos como Sweet home(1989), Alone in the dark(1992) e pelos filmes de George A. Romero.
Capa do jogo Alone in the Dark

A história se passa em 24 de julho de 1998, por conta de diversos casos de desaparecimentos e assassinatos na região das montanhas Arklay em Raccoon City, então o grupo S.T.A.R.S. (uma espécie de S.W.A.T.) da cidade é designada para investigar o caso. Divida em dois grupos o Bravo tendo como integrantes Enrico Marine, Kennedy J. Sullivan, Forest Speyer, Richard Aiken e a novata Rebecca Chambers e a equipe Alpha composta por Albert Wesker, Brad Vikers, Joseph Frost, Barry Burton, Jill Valentine e Chris Redfield. A equipe Bravo é enviada na frente para fazer o reconhecimento de área quando de repente perdem contato com seus colegas de equipe, então é designado ao time Alpha verificar o ocorrido. Quando chegam ao local do último contato com o Bravo eles encontram o helicóptero caído, mas sem indício de seus tripulantes. Ao realizar um busca próxima aos destroços da aeronave eles são atacados por um grupo de Cérberus (uma espécie de cachorro zumbi) onde Joseph é morto e o "valente" piloto Brad foge deixando seus companheiros para trás, sem ter onde se agruparem. Eles fogem para uma mansão aparentemente abandonada perto dali com um grupo de Cérberus em seu encalço. 
Veja a abertura, original, com legendas:
Um filme trash? Na verdade, a abertura original do primeiro jogo, 1996

Eis que então começa o jogo, onde o objetivo é sobreviver e investigar as instalações afim de descobrir o que aconteceu ali. O jogo te leva por cenários realmente sinistros dentre eles a própria mansão com diversos ambientes e corredores aterrorizantes, assim como o jardim, parte do subterrâneo e um laboratório ao melhor estilo terror e conspirações que te levam a ir e vir pelo cenário várias vezes para resolver os diversos enigmas. A jogabilidade é simples e um pouco travada por conta do estilo do jogo, a câmera é fixa variando a cada lugar onde você vai o que lembra muito um filme. A trilha sonora é praticamente ausente aparecendo basicamente em boss fight (chefe da tela), a experiência se foca no som ambiente ouvindo passos, vento, raios e o sons emitidos pelas criaturas que encontramos. 
Uma curiosidade do jogo lançado em 1996. Ele tinha um problema: ter que carregar o jogo frequentemente, os famosos "loadings". Mas, os criadores tiveram uma boa sacada. Como teria que ter loading sempre que fosse entrar em uma porta ou subir/descer escada eles colocaram uma animação da porta abrindo ou "subindo/descendo" degraus o que "disfarçava" a espera e aumentava muito a tensão de não saber o que o jogador iria encontrar a seguir. 
Capa do jogo original, 1996

Em 2002 o jogo foi refeito para o Gamecube da Nintendo, e, é esta versão que chega hoje em HD, com pouquíssimas mudanças no enredo, mas mantendo toda a essência do jogo original. Esta versão foi tão bem aclamada pela crítica e melhor ainda recebida pelos fãs que a Capcom o considera como o verdadeiro RE 1. 
Veja a abertura de 2002, comentada acima:
Grande diferença, certo?

Como já havia dito anteriormente, sou um grande fã da série, para tanto, já garanti minha edição física do jogo que será vendida apenas no Japão para PS3. Na américa será vendido apenas digitalmente.
Os gráficos estão realmente incríveis o enredo e desafios do jogo se mantém os mesmos, as novidades ficam por conta das roupas extras (skins), o tipo de tela que você pode escolher classic ou wide screen e a jogabilidade entre a clássica onde para cima o personagem segue sempre para frete e a nova que é similar aos últimos jogos da série. Como extra agora conta com uma galeria de vídeos contendo os Wesker Reports e um ranking online. 
Na humilde opinião desse fã, a Capcom fez um ótimo trabalho de remasterização os detalhes de iluminação e texturas estão ainda mais incríveis agora rodando em 720p. 
O único detalhe é nem todas as cutscenes foram polidas deixando um sensação de descaso pela Capcom. Mas, nada que tire a sensacional experiência do título.
Fica então a dica desse incrível jogo para os mais novos conhecerem os primórdios dessa que é uma das maiores franquias dos games e para os nostálgicos (como eu) relembrar as noites em claro pelos corredores da mansão Spencer.
Curtiu? Compartilhe...

Comentários