Marca do arco íris na foto do perfil? Porque, isso virou febre na internet?

A causa gay cada vez mais está na mídia. O dezinformado fala da onde veio essa "onda" colorida da foto do perfil...

Uma onda do arco íris tomou a internet recentemente. Será que sabem o porquê? Muitos aderiram sem ao menos ter idéia. Certo, tem haver com a causa gay, mas não é só isso.
Esta semana, os Estados Unidos, finalmente, aprovou o casamento gay nos 50 estados da federação. Para um país extremamente conservador, foi um marco e tanto.
A título de comparação o Brasil já havia aprovado a união estável entre pessoas do mesmo sexo desde 2013. Mas, por que o #LoveWins virou uma febre nas redes sociais? 
Tudo começou quando o Facebook – maior rede social do mundo com sede nos Estados Unidos, liberou um recurso automático em que todos os usuários pudessem adicionar a marca d’água com as cores do arco-íris à sua foto de perfil.
Lembrando que o Facebook é dono do Instagram e do WhatsApp, duas redes sociais com bastante audiência e de presença no mundo móbile. Ao se posicionar à favor da luta dos direitos civis para os homossexuais, o Facebook liderou uma corrente até então nunca vista na internet brasileira. Algumas marcas, empresas, artistas, formadores de opinião, órgãos públicos, também, se posicionaram com o “colorido no avatar”.
Mas, não sei se sabem, houve dois pontos recentes no Brasil que reforçaram mais a esse movimento.  
A primeira foi em relação à propaganda do Dia dos Namorados da Boticário, em que alguns segmentos mais conservadores e/ou religiosos começaram a fazer uma campanha de boicote à marca, mas não deu certo. O público abraçou à causa e o Boticário teve um sucesso comercial (e de marketing) bastante positivo.
Além disso, há algumas semanas atrás, o jornalista Ricardo Boechat – âncora da Rádio Band News e da Band, mandou o pastor Silas Malafaia procurar “uma rola”, devido ao que ele falou recentemente.

Ótimo, há uma causa. Mas, incomodou muita gente, das mais variadas formas. Muitos dos incômodos são as falas nas redes sociais, de pessoas que nem ao menos sabiam do porque, mas estavam a favor da causa gay e levantaram fortes palavras sobre o assunto.
Outros colocaram o colorido, por todos estarem colocando.
Outros colocaram o colorido e reclamavam dos que não colocaram... enfim, mostrou o quanto é um assunto que divide a todos. Com as novelas falando tão abertamente sobre o assunto, com tanta notícia sobre o assunto, fica difícil não ser o assunto do momento.
Não temos que entrar no mérito de quem tem razão ou não, mas entender as opiniões e respeitá-las.
A única ressalva que faço aqui é que não é a única causa que sofre preconceito no Brasil, pois temos tantas outras causas que ficam a mercê, como a pobreza, aos mendigos. Há outras bandeiras que já estão há séculos em discussão como aos dos negros, então não podemos eleger o preconceito principal, senão deixaremos de lado todos os outros.
Concorda? 
Curtiu? Compartilhe...



Comentários