Mundo Gamer em luto: Satoru Iwata e como foi a relação dele com a Nintendo

O mundo gamer ainda está de luto. E, lembrando um pouco da trajetória na Nintendo, ele teve bons e maus momentos. O dezinformado repercute uma matéria do site techtudo, sobre...

Satoru Iwata

Satoru Iwata morreu aos 55 anos, de câncer. Saiba mais no vídeo abaixo, pelo Techtudo/Baixaki, que resume a trajetória do Satoru nesse mundo gamer. Assista:

E, abaixo um pouco sobre os acertos e erros do Mister Satoru.

Primeiro jogo

Durante seu tempo como programador na subsidiária HAL Labboratory da Nintendo, Satoru Iwata trabalhou em muitos jogos como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, porém um de seus trabalhos mais significativos foi em seu primeiro título, um clássico chamado Pinball para o Nintendo 8 Bits.
O game estava a ponto de ser cancelado, pois outros programadores não conseguiam fazê-lo funcionar e estava cheio de bugs. Sozinho, Satoru Iwata consertou todos os problemas e deixou Pinball pronto para ser lançado. Aproximadamente 10 anos depois, ele se tornaria o chefe da HAL Labboratory.

Presidência da Nintendo

Apesar de trabalhar mais na área de jogos com a HAL, Satoru Iwata estava bastante envolvido nos processos internos da Nintendo, até se tornar chefe da divisão de planejamento no ano 2000. Ele ajudou na criação de consoles que seriam lançados pouco depois, como o GameCube e o GameBoy Advance.
Em 2002, o Presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, ia se aposentar após 53 anos no cargo, e escolheu Satoru Iwata para carregar essa responsabilidade. Durante a geração do GameCube e GameBoy Advance, o papel de Iwata foi de dar continuidade ao trabalho de Yamauchi, porém secretamente ele já se preparava para uma reviravolta.

Nintendo DS e Nintendo Wii

Apesar de a Nintendo possuir um monopólio do mercado de portáteis com o GameBoy Advance na época, a Sony pretendia ameaçá-la com o PSP, e havia o medo de que sua popularidade seria roubada, assim como os PlayStation 1 e 2 fizeram com os consoles de mesa da Nintendo, inclusive o GameCube que amargou fracas vendas em sua geração.
Foi então que Satoru Iwata seguiu duas novas estratégias, chamadas de “Oceano Azul” e “Disrupção”, para criar plataformas que quebraram paradigmas, o Nintendo DS e o Nintendo Wii. Com uma tela de toque no portátil e controles de movimento no console, ambos venceram a concorrência, o DS superando as 150 milhões de unidades e o Wii as 100 milhões, números que até hoje detém o recorde para plataformas Nintendo.

Nintendo 3DS

A trajetória de sucessos de Satoru Iwata teve seu primeiro tropeço com o lançamento do Nintendo 3DS, em 2011. Havia muitas incertezas no mercado de games sobre a necessidade de um novo portátil com a grande migração de jogadores para smartphones e tablets. Outro fator que atrapalhou bastante foi o grande terremoto e tsunami de Tohoku que atingiram o Japão na época.
Para salvar o portátil, Satoru Iwata decidiu realizar um drástico corte de preço ainda nos primeiros 6 meses do aparelho, pedindo desculpas aos usuários que o compraram anteriormente. O corte de preço prejudicou as finanças da Nintendo mas funcionou a longo prazo junto com jogos como Mario Kart 7, hoje garantindo a dominância e relevância do Nintendo 3DS no ramo dos portáteis.

Nintendo Wii U

Assim como o DS e Wii trilharam o sucesso juntos, o 3DS e Wii U também tiveram seus tropeços coletivos em seus lançamentos. A maior diferença entre o Wii U e 3DS é que por ser um dispositivo mais caro, a Nintendo não pode oferecer um grande corte de preço ao Wii U como fez com o portátil, levando-o a vendas bem abaixo do esperado.
Atualmente o Wii U tem as piores vendas de uma plataforma Nintendo já lançada, com exceção do fatídico Virtual Boy. Até mesmo o pouco popular GameCube ultrapassou 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, enquanto o Wii U em aproximadamente dois anos de vida apenas vendeu 10 milhões. O console ainda recebe jogos de peso da própria Nintendo, mas as atenções já estão começando a se voltar para seu sucessor.

Nintendo NX

O futuro da Nintendo repousa em seu próximo console, anunciado sob o codinome “Nintendo NX”. Apesar do falecimento de Satoru Iwata, o desenvolvimento dos aparelhos da empresa leva anos e muitas vezes possui ideias que ultrapassam gerações. Por exemplo, o Nintendo DS possuía muita influência do antigo Presidente, Hiroshi Yamauchi.
Isso significa que provavelmente ainda veremos no Nintendo NX muitos frutos das sementes que Satoru Iwata possa ter plantado nesses últimos anos de desenvolvimento, dando um pouco de sobrevida ao seu jeito de pensar na gigante japonesa.

Esse é um post, na verdade, em homenagem a esse grande criador de jogos. Se a marca Nintendo é reconhecida, se deve a grande parte a inventividade dele.
Se hoje sou um grande fã da Nintendo, ele tem parte nisso.

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