Uncharted 4: A thief’s end (o fim do ladrão), mas como foi que tudo começou?

Agora no mês de maio teremos o lançamento de um dos jogos mais aguardados do ano para PS4. Em Uncharted 4, veremos o final da saga de seu protagonista Nathan Drake. Então, Odezinformado vai postar um resumo feito por um grande fã da série, que volta aqui para fazer um apanhado da história desses jogos (mas, sem spoilers) para você se preparar para seu capitulo final.  

Uncharted 4, o último jogo da série

por Wellington (tondexter)
O jogo conta as aventuras do caçador de tesouros Natham Drake (Nate), que é um personagem incrivelmente carismático e com um humor sarcástico. Nate se diz descendente de Sir Franis Drake e carrega como herança de família o seu anel de seu ancestral com o lema SIC PARVIS MAGNA (grandeza de pequenos começos). Mas, ele é um caçador de tesouros que não está sozinho. Com ele, temos seu amigo e mentor Victor Sullivan (Sully), um solteirão aventureiro que conhece Nate em uma dessas aventuras e se tornam praticamente inseparáveis e não podemos esquecer a lindíssima Helena Fisher uma repórter que busca um furo de reportagem para se consagrar na sua profissão e acaba se tornando o interesse amoroso de Nate.

Fazendo um resumão básico sobre Uncharted, trata-se de um jogo de ação e aventura com visão em terceira pessoa, desenvolvido pela Nautghty Dog e publicada pela Sony, tendo como fonte de inspiração os filmes de ação dos anos 80, dentre eles o mais óbvio Indiana Jones. 

Quando o primeiro jogo foi lançado muitas pessoas o comparavam com a Lara Croft protagonista da gloriosa saga Tomb Raider, muitos diziam até que Nathan era a Lara com pênis, mas devemos lembrar que Tomb Raider, também, bebeu da mesma fonte de inspiração. O jogo se baseia em fatos históricos e lendas (assim como Assassin’s Creed) fazendo alterações para seu universo, por se tratar de um exclusivo do Playstation, sempre trouxe ótimos gráficos trazendo exploração por lindos cenários bem detalhados nos quais podemos encontrar diversos artefatos, alternando entre combates físicos e muito tiroteio. Recheado de sequências de ação de tirar o fôlego, momentos de drama e suspense, remetendo aos filmes nos quais foram inspirados. Apesar dos cenários exploráveis a história do jogo é linear não tendo nenhuma alteração no enredo pelo jogador. Temos alguns puzzles, mas nada de muito desafiador, mas que se tivermos alguma dificuldade em resolvê-lo, podemos utilizar uma caderneta que ele carrega, além de fazer anotações.

Uncharted: Drake’s Fortunes

Em seu primeiro título Uncharted: Drake’s Fortunes (a fortuna de Drake), lançado em 2007, vemos Nate em um barco na América do Sul a procura do caixão de Sir Francis Drake, do qual Nate tem certeza que não encontrará os restos mortais de seu ancestral, mas sim o mapa para o tesouro de Eldorado, enquanto Helena está documentando o ocorrido acreditando que terá seu grande furo jornalístico. Eles encontram o caixão submerso e são a tacados por piratas liderados por Eddy Raja, Sully(o amigo citado no início) então os resgata com seu avião e com as anotações encontradas sobre o tesouro vão para uma ilha, onde são surpreendidos por Gabriel Roman e Atoq Navarro, a quem Sully tem uma dívida. E, assim segue o seu desenrolar pela busca do tesouro.

A história não é inovadora, mas é sólida e com personagens bem desenvolvidos e contada com muita ação e humor e agradou muitos na época que foi lançado o que lhe garantiu uma sequência.
Uncharted 2: Among Thieves 

Em Uncharted 2: Among Thieves (entre ladrões), lançado em 2009, Nate deixa de lado sua fixação pelas aventuras de seu ancestral e segue sua vida, quando Harry Flynn e a sensual Chloe Frazer querem a ajuda de Nate para realizar o roubo de um item de um museu. Ele aceita e rouba esse itema, que segue conforme o planejado, mas no momento da fuga Harry trai Nate que acaba indo preso. Passados 03 meses ele é solto com a ajuda de Sully e Chloe para irem atrás de um tesouro no qual Marco Polo havia escondido. Então, é revelado o misterioso homem que contratou Harry para realizar o roubo ao museu é Zoram Lazarevíc e seus interesses vão muito além de encontrar o tesouro.

Com uma história mais complexa e com reviravoltas, Uncharted 2 tem ainda mais sequências ação que o título anterior, as mecânicas de combates e gráficos foram melhoradas. O jogo te leva a várias partes do mundo, como o Nepal e ao Himalaia, com ambientes ainda mais diversificados e é considerado por muitos o melhor título da série (até o momento), ganhando o game do ano de 2009.

Uncharted 3: Drake's Deception

Uncharted 3: Drake's Deception (a decepção de Drake) lançado em 2011, a história começa em Londres onde Nate e Sully vão a um bar ao encontro de Talbot no qual quer comprar o anel usado por Nate, mas a dupla percebe que o dinheiro que lhes foi entregue é falso o que dá início a pancadaria. Ao saírem do bar são surpreendidos pela verdadeira pessoa interessada no anel, Katherine Marlowe que quer usá-lo juntamente com o astrolábio de Sir Francis para encontrar a cidade perdida de Iram dos Pilares (também conhecida como Atlantis das Areias). Após uma breve discussão Nate e Sully são baleados por Charlie Cutter e aí que o jogo volta 20 anos no passado mostrando o jovem Nate em Cartegena, mostrando como ele e Sully se conhecem. A história se foca na obsessão de Nate pelo legado de Sir Francis e no relacionamento com Sully e no realmente é importante. Mais uma vez os gráficos do jogo estão ainda mais impressionantes chegando ao limite do PS3. 

Os três títulos comentados acima foram lançados para PS3 e ganharam suas versões remasterizadas para PS4 em 2015, com o nome Uncharted: The Nathan Drake Collection.

De acordo com os trailers no novo título da franquia veremos um Nate aposentado da vida de caçador de tesouros, mas que se vê tendo de voltar a ação para ajudar seu irmão do qual ele achava estar morto. Assista abaixo um ótimo trailer sobre o jogo:

E aí ansioso para o novo Uncharetd 4: A thief’s end? Já conhecia a franquia?
Curtiu? Compartilhe...

Comentários